segunda-feira, 28 de março de 2016

HTTPS - Criptografia

      O HTTPS (Hyper Text Transfer Protocol Secure)  diferente do HTTP que conecta Servidor e usuário de forma não segura, o protocolo HTTPS cria uma conexão segura onde somente o servidor e usuário conseguem entender as informações trafegadas.

Exemplos de sites que utilizam esse protocolo entre redes sociais e buscadores;

https://www.facebook.com/
https://www.google.com/
https://twitter.com

      É muito importante destacar que as tecnologias de criptografia não são invioláveis, porém são muito utilizadas até em sites de bancos e instituições financeiras;

https://www.citibank.com.br/

Topologia de Rede (Física e Lógica)

      As redes de computadores são estruturas com alta tecnologia e muito complexas, e possibilitam o acesso aos usuários a diversos dados. Para entender como essas redes funcionam, vamos entender sobre a topologia dessas redes.
      A topologia de rede pode ser dividida em Física e Lógica, a primeira apresenta como as redes são interligadas fisicamente, e a segunda como ela vai transmitir os dados pelos meios disponíveis.
      Basicamente a topologia de rede física irá dizer onde e como passam os meios físicos entre as redes, que podem ser cabos, estações, nós, roteadores e etc. As redes mais conhecidas deste tipo são barramento, anel e estrela.

BARRAMENTO - Um sistema onde as estações estão conectadas por uma barra compartilhada entre todos através de um cabo coaxial.

ANEL - Funciona em um único sentido de transmissão, muito pouco tolerável a falhas, com grande limitação a expansão por causa do retardo da transmissão.

ESTRELA - Utiliza uma estação central para enviar as informações entre as estações, a estação central é que vai comandar a velocidade das transmissões de dados.

Outros tipos de topologia de rede são:
ÁRVORE, ESTRUTURA HIBRIDA OU MISTA E GRAFO.

      A topologia lógica trata do fluxo de dados, as mais comuns são o Broadcast e Token. Com o Broadcast os dados são enviados a todos os "nós" da rede , já o Token um sinal controla o sinal enviado pela rede.

terça-feira, 22 de março de 2016

domingo, 20 de março de 2016

5 Fatos Históricos da Internet

O Marco Civil Regulatório da Internet


O Marco civil da Internet é regulamentado pela  LEI Nº 12.965, DE 23 DE ABRIL DE 2014, que abrange princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da internet no Brasil, esta lei foi alvo de muitos ataques no primeiro momento que foi sancionada pela Presidenta da República Dilma Roussef, a partir de então algumas informações foram sendo divulgadas sem embasamento, a partir de agora vamos desvendar o que é o Marco Civil.

A partir do surgimento de empresas no seguimento de tecnologia, onde estas armazenam informações de usuários brasileiros em Data Centers fora dos domínios Tupiniquins (Brasil), foi estudado uma forma para que essas empresas mantivessem esses dados salvos no país, em caso de uma eventual solicitação da justiça esses dados seriam facilmente resgatados judicialmente, do contrário esses dados somente obedecem as legislações onde são armazenados no país onde se localiza o Data Center. Esse primeiro ato regulatório foi abolido nas discussões posteriores.



Com a crescente utilização da internet brasileira os atos ilícitos aumentaram exponencialmente, então os agentes regulatórios através CGI e Anatel trouxeram a necessidade da criação de leis para que o uso da internet seja feito de maneira que atenda a legislação do Brasil.

O Marco Civil veio abordando alguns assuntos que até mesmo já eram determinados em outras leis como a LEI Carolina Dieckmann, passando ser conhecido como “CONSTITUIÇÃO DA INTERNET”, vale lembrar que o Marco Civil trata apenas das Redes Públicas, ou seja, não aborda as redes privadas (Intranet).

Algumas das principais Garantias e direitos do usuário.

  • ·         Individualidade da intimidade e da vida privada.
  • ·         Inviolabilidade e sigilo do fluxo de suas comunicações pela internet
  • ·         Não Suspensão da Conexão á internet
  • ·         Manutenção da qualidade contratada

A amplitude do Marco Civil da Internet é impressionante atingindo atualmente até mesmo os contratos de banda larga das empresas de serviço de internet.

  • A neutralidade na Rede    
A neutralidade na rede trouxe alguns aspectos interessantes para o usuário, como a: isonomia no provimento, sem distinção de conteúdo, diferenciação de velocidade por serviço, agora as empresas não podem mais dizer o que você pode fazer com sua conexão.



Algumas pegadinhas sobre o marco civil da internet.
  • Censura
  • Registro de Dados
  • Espionagem



Todas pegadinhas relacionadas estão ligadas diretamente ao registro das informações de qualquer cidadão independente de culpa, o que leva á uma conclusão fatídica: todos os usuários são potenciais criminosos.

CGI.BR - O Comitê Gestor da Internet no Brasil

CGI – COMITÊ GESTOR DA INTERNET

O CGI é responsável por gerir todos serviços de internet no Brasil, nas questões que envolvem qualidade, inovação e amplitude dos serviços.
Isso significa que diferentes representações da sociedade estão inseridas neste comitê. Composto por 21 membros como a seguir:

3 do Segmento Acadêmico
1 Representante de Notório Saber (Veja abaixo)
4 Representantes do Empresários
4 Representantes do Terceiro Setor
9 Representantes do Governo



A seguir mais informações sobre um dos componentes de uma das cadeiras do CGI.

            DEMI GETSCHKO          


Engenheiro Demi Getschko é o primeiro brasileiro a ser incluído no Hall da Fama da Internet. (Foto: Divulgação/Internet Society) (retirado do portal G1 em http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2014/04/demi-getschko-e-o-1-brasileiro-entrar-para-o-hall-da-fama-da-internet.html)

É formado pela USP (onde também é mestre) em Engenharia elétrica atualmente é presidente do NIC.BR, desde 1995 é membro do CGI.BR, foi responsável pela primeira conexão TCP/IP no Brasil.
Em meados de Abril de 2014 ele entrou para o Hall da Fama da Internet em cerimônia realizada em Hong Kong pela Internet Society na categoria Conectores Globais, por ter colaborado para a expansão da rede ao redor do mundo.

Engenheiro Demi Getschko (segundo da direita para a esquerda, na segunda fila) é o primeiro brasileiro a ser incluído no Hall da Fama da Internet. (Foto: Divulgação/Internet Society) (retirado do portal G1 em http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2014/04/demi-getschko-e-o-1-brasileiro-entrar-para-o-hall-da-fama-da-internet.html)