terça-feira, 7 de junho de 2016

Google Adwords o Sistema Eficaz de Links Patrocinados

Links Patrocinados

O gigante do sistema de buscas se tornou também o gigante em Links Patrocinados, batizado por sua proprietária de Google Ad words.

Um sistema que no início lhe custou a patente no valor de 300 milhões de dólares e que hoje rende bilhões ao Google, isso por um simples fato, ser a empresa mais utilizada de buscas no mundo.
Podemos dizer também que o Google democratizou a oferta de publicidade pois trabalha de uma forma justa em que o anunciante decide quanto quer pagar por clique no seu anúncio, logicamente isso influenciará em suas posições no ranking de buscas, ainda sim é uma alternativa muito boa aos meios de comunicação que cobram milhões para poucos segundos na TV por exemplo.

Qualquer pessoa pode promover seu blog pagina através do Google Ad Words com um valor que pode ser bem pequeno ou não.




Um dos Buscadores mais Antigos da WEB o Excite!




Desde 1994


O Excite um dos buscadores mais antigos da WEB ainda é vivo! Criado por 5 hackers cientistas políticos em 1994 foi criado para ajudar em uma biblioteca em uma Universidade de Stanford.

Mais tarde no mesmo ano uma empresa de Capital de Risco resolveu investir 4.000 Dólares e comprou o buscador, em meados de 1996 compraram o buscador Magellan e em seguida o WebCrawler.



Comparação de Resultados dos Principais Buscadores


Internet Of Things

Internet Of Things (Internet das Coisas)

Provavelmente você ainda não ouviu falar  mas ela está entre nós!!


Basicamente quando você chega em casa conecta seu celular a internet ao mesmo tempo a TV e controla a temperatura do seu Ar condicionado você usa internet das coisas, é pura tecnologia altamente avançada que conecta você a tudo que você precisa ou acha que precisa!

E como funciona isso?

Cada dispositivo tem processamente e trabalha alguma certa inteligência afim de oferecer ao usuário os mais diversos serviços, desde a localização do restaurante que você gosta até te oferecer uma viagem algum lugar que você pesquisou há algum tempo. A internet das coisas se baseia que tudo que você utiliza desde seu carro até sua geladeira pode se conectar.


Protocolo IPv4 x IPv6 o que mudou?

Antes de mostrar o que mudou vamos entender o que é protocolo de IPv4 e IPv6?
Bom primeiramente temos que saber que para que você usuário se mantenha online existem milhares de números de protocolos para te auxiliar o IPv4 e o IPv6 são especificamente protocolos de rede que fazem seu computador, tablet, smartphone e outros aparelhos terem um endereço na WEB para que você possa navegar.
Provavelmente você já deve ter visto em algum lugar no seu PC um número assim 192.168.1.0, pois é esse número é um protocolo de rede.


IP = Internet Protocol = Protocolo de Internet

v6 = Versão 6

Daí surge a pergunta porque foi alterado o IPv4 para o IPv6?

Podemos entender que foi um "UPGRADE" basicamente o número de dispositivos no mundo ultrapassaria os números IPs disponíveis na Versão 4 que era de aproxiamdamente 4,29 bilhões de IPs pelo mundo todo, só pra se ter uma idéia com a versão 6 o número de IPs disponíveis é um número bem maior (340.282.366.920.938.000.000.000.000.000.000.000.000) isso mesmo consegue ler?
Mais de 340 Undecilhões.

Isso acontece porque a quantidade de Bits suportada por esta nova versão é mais que o dobro da versão anterior, na versão 4 era suportado 32 bits a versão 6 suporta 128 bits isso garante muitos anos dessa versão!

Além disso tivemos outras mudanças!!




terça-feira, 26 de abril de 2016

Protocolo de Rede - POP3

http://slideplayer.com.br/slide/334393/


O protocolo POP3 (Post Office Protocol)

Protocolo dos correios essa é a tradução para o POP3 que é o protocolo que funciona para que os usuários de e-mail possam recuperar seus e-mails dos servidores e que possam utilizá-los de maneira offline.

Nas duas versões do protocolo o POP2 e o POP3 são atribuídas portas que funcionam de forma diferente através de comandos textuais nas respectivas portas 109 e 110. Ele está definido no RFC 1939 como vimos anteriormente sobre a matéria RFC (http://1430831612025-jefferson-pereira.blogspot.com.br/2016/04/rfc-vamos-descobrir-o-que-e.html)


Como funciona na prática?

·         O processo é realizado entre Servidor onde está a caixa de correio (Exmplo: Google Gmail) e a Aplicação de cliente de email que pode ser um aplicativo específico como Outlook ou através do Browser de Internet.

·         E feito a autenticação para acesso as informações.

·         As mensagens são “baixadas” para o computador local.

·         Uma vez baixadas essas mensagens podem ser apagadas do servidor por configuração opcional.


Conclusão:


Este protocolo é de extrema importância uma vez que os utilizadores dos servidores não precisam estar conectados initerruptamente para ter acesso as mensagens, um outro fator é o da utilização de redes mais robustas para que possam acessar e “baixar” as mensagens rapidamente.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Post_Office_Protocol

RFC - Vamos descobrir o que é?



O que é RFC (Request For Comments)?
São os documentos que ajudam como referência para a maioria das normas de tecnologia voltados para internet e redes.

O organismo responsável pelas normas estabelecidas através desses documentos chama-se IETF (Internet Engineering Tasking Force), este é quem publica e disponibiliza tais documentos a toda comunidade da internet, qualquer pessoa pode escrever uma RFC e apresentá-la ao IETF.

Vamos ao exemplo:
RFC 1918 atribuição de endereços privados para internet Fevereiro 1996

Rede Grupo de Trabalho Y. Rekhter
Pedido de Comentários: 1918 Cisco Systems
RFCs Obsoletos: 1627, 1597 B. Moskowitz
BCP: 5 Chrysler Corp.
Categoria: melhores práticas correntes D. Karrenberg
                                                                RIPE NCC
                                                          G. J. de Groot
                                                                RIPE NCC
                                                                 E. Lear
                                                  Silicon Graphics, Inc.


                                                        Atribuição de endereços privados para internet 

  • ·         Resumo

Esta RFC especifica que as empresas podem operar autonomamente uma rede TCP/IP e um plano de endereçamento particular para atribuição de endereços para internet privada.
A partir deste documento é especificado a conectividade de rede para camada plena entre todos os hosts dentro da empresa.

Porque foi criada essa RFC?

Com a grande demanda e proliferação da tecnologia TCP / IP em todo o mundo dentro e fora da internet há uma grande preocupação dentro da comunidade com o possível esgotamento do endereçamento exclusivo, que pode ultrapassar rapidamente a quantidade e capacidade dos fornecedores de serviços de internet causando sobrecarga de roteamento.

Qual a solução trazida por esta RFC?

Prevendo essa demanda exacerbada de roteamentos os fornecedores procuram trazer uma solução a longo prazo que seria alocar seus clientes em blocos e dentro desses blocos atribuir o endereço de cada cliente.

  • ·         Algumas características:

Hosts dentro das empresas;

 Categoria 1: hosts que não requerem acesso a hosts na outra
                  Empresas ou a Internet em geral

  Categoria 2: máquinas que precisam de acesso a um conjunto limitado de fora
                  Serviços (por exemplo, E-mail, FTP, netnews, login remoto)
                  que pode ser tratada através da mediação gateways (por exemplo,
                  camada de aplicação gateways)

  Categoria 3: hosts que precisam de acesso da camada de rede fora do
                  empresa (fornecida através de conectividade IP)

Em conectividade externa pode não ser requerido essas características em alguns aspectos como em um grande aeroporto, grandes organizações como bancos e redes de varejo, por razões de segurança muitas empresas usam aplicação camada gateways para conectar sua rede interna para a Internet.

Vantagens e desvantagens de se utilizar o endereçamento privado:

A vantagem fica clara quando pensamos em um endereço global exclusivo.

A principal desvantagem para a utilização do espaço de endereço privado é que ele pode na verdade, reduzir a flexibilidade de uma empresa para acessar a Internet.

·         Considerações finais:

Com essas definições as empresas terão pequenos blocos de endereços IP exclusivos globalmente falando, isto seria um benefício quanto a flexibilidade para endereços privados. 

Fonte: http://br.ccm.net/contents/279-os-rfc
 http://www.normes-internet.com/normes.php?rfc=rfc1918&lang=pt

segunda-feira, 28 de março de 2016

HTTPS - Criptografia

      O HTTPS (Hyper Text Transfer Protocol Secure)  diferente do HTTP que conecta Servidor e usuário de forma não segura, o protocolo HTTPS cria uma conexão segura onde somente o servidor e usuário conseguem entender as informações trafegadas.

Exemplos de sites que utilizam esse protocolo entre redes sociais e buscadores;

https://www.facebook.com/
https://www.google.com/
https://twitter.com

      É muito importante destacar que as tecnologias de criptografia não são invioláveis, porém são muito utilizadas até em sites de bancos e instituições financeiras;

https://www.citibank.com.br/

Topologia de Rede (Física e Lógica)

      As redes de computadores são estruturas com alta tecnologia e muito complexas, e possibilitam o acesso aos usuários a diversos dados. Para entender como essas redes funcionam, vamos entender sobre a topologia dessas redes.
      A topologia de rede pode ser dividida em Física e Lógica, a primeira apresenta como as redes são interligadas fisicamente, e a segunda como ela vai transmitir os dados pelos meios disponíveis.
      Basicamente a topologia de rede física irá dizer onde e como passam os meios físicos entre as redes, que podem ser cabos, estações, nós, roteadores e etc. As redes mais conhecidas deste tipo são barramento, anel e estrela.

BARRAMENTO - Um sistema onde as estações estão conectadas por uma barra compartilhada entre todos através de um cabo coaxial.

ANEL - Funciona em um único sentido de transmissão, muito pouco tolerável a falhas, com grande limitação a expansão por causa do retardo da transmissão.

ESTRELA - Utiliza uma estação central para enviar as informações entre as estações, a estação central é que vai comandar a velocidade das transmissões de dados.

Outros tipos de topologia de rede são:
ÁRVORE, ESTRUTURA HIBRIDA OU MISTA E GRAFO.

      A topologia lógica trata do fluxo de dados, as mais comuns são o Broadcast e Token. Com o Broadcast os dados são enviados a todos os "nós" da rede , já o Token um sinal controla o sinal enviado pela rede.

terça-feira, 22 de março de 2016

domingo, 20 de março de 2016

5 Fatos Históricos da Internet

O Marco Civil Regulatório da Internet


O Marco civil da Internet é regulamentado pela  LEI Nº 12.965, DE 23 DE ABRIL DE 2014, que abrange princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da internet no Brasil, esta lei foi alvo de muitos ataques no primeiro momento que foi sancionada pela Presidenta da República Dilma Roussef, a partir de então algumas informações foram sendo divulgadas sem embasamento, a partir de agora vamos desvendar o que é o Marco Civil.

A partir do surgimento de empresas no seguimento de tecnologia, onde estas armazenam informações de usuários brasileiros em Data Centers fora dos domínios Tupiniquins (Brasil), foi estudado uma forma para que essas empresas mantivessem esses dados salvos no país, em caso de uma eventual solicitação da justiça esses dados seriam facilmente resgatados judicialmente, do contrário esses dados somente obedecem as legislações onde são armazenados no país onde se localiza o Data Center. Esse primeiro ato regulatório foi abolido nas discussões posteriores.



Com a crescente utilização da internet brasileira os atos ilícitos aumentaram exponencialmente, então os agentes regulatórios através CGI e Anatel trouxeram a necessidade da criação de leis para que o uso da internet seja feito de maneira que atenda a legislação do Brasil.

O Marco Civil veio abordando alguns assuntos que até mesmo já eram determinados em outras leis como a LEI Carolina Dieckmann, passando ser conhecido como “CONSTITUIÇÃO DA INTERNET”, vale lembrar que o Marco Civil trata apenas das Redes Públicas, ou seja, não aborda as redes privadas (Intranet).

Algumas das principais Garantias e direitos do usuário.

  • ·         Individualidade da intimidade e da vida privada.
  • ·         Inviolabilidade e sigilo do fluxo de suas comunicações pela internet
  • ·         Não Suspensão da Conexão á internet
  • ·         Manutenção da qualidade contratada

A amplitude do Marco Civil da Internet é impressionante atingindo atualmente até mesmo os contratos de banda larga das empresas de serviço de internet.

  • A neutralidade na Rede    
A neutralidade na rede trouxe alguns aspectos interessantes para o usuário, como a: isonomia no provimento, sem distinção de conteúdo, diferenciação de velocidade por serviço, agora as empresas não podem mais dizer o que você pode fazer com sua conexão.



Algumas pegadinhas sobre o marco civil da internet.
  • Censura
  • Registro de Dados
  • Espionagem



Todas pegadinhas relacionadas estão ligadas diretamente ao registro das informações de qualquer cidadão independente de culpa, o que leva á uma conclusão fatídica: todos os usuários são potenciais criminosos.

CGI.BR - O Comitê Gestor da Internet no Brasil

CGI – COMITÊ GESTOR DA INTERNET

O CGI é responsável por gerir todos serviços de internet no Brasil, nas questões que envolvem qualidade, inovação e amplitude dos serviços.
Isso significa que diferentes representações da sociedade estão inseridas neste comitê. Composto por 21 membros como a seguir:

3 do Segmento Acadêmico
1 Representante de Notório Saber (Veja abaixo)
4 Representantes do Empresários
4 Representantes do Terceiro Setor
9 Representantes do Governo



A seguir mais informações sobre um dos componentes de uma das cadeiras do CGI.

            DEMI GETSCHKO          


Engenheiro Demi Getschko é o primeiro brasileiro a ser incluído no Hall da Fama da Internet. (Foto: Divulgação/Internet Society) (retirado do portal G1 em http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2014/04/demi-getschko-e-o-1-brasileiro-entrar-para-o-hall-da-fama-da-internet.html)

É formado pela USP (onde também é mestre) em Engenharia elétrica atualmente é presidente do NIC.BR, desde 1995 é membro do CGI.BR, foi responsável pela primeira conexão TCP/IP no Brasil.
Em meados de Abril de 2014 ele entrou para o Hall da Fama da Internet em cerimônia realizada em Hong Kong pela Internet Society na categoria Conectores Globais, por ter colaborado para a expansão da rede ao redor do mundo.

Engenheiro Demi Getschko (segundo da direita para a esquerda, na segunda fila) é o primeiro brasileiro a ser incluído no Hall da Fama da Internet. (Foto: Divulgação/Internet Society) (retirado do portal G1 em http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2014/04/demi-getschko-e-o-1-brasileiro-entrar-para-o-hall-da-fama-da-internet.html)